segunda-feira, 28 de abril de 2008

As várias faces de Clarice. (1920-1977)


A escritora ucraniana, Clarice Lispector, agora em muitos ângulos para todos os fãs. A fotobiografia, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Edusp, organizada por Nádia Gotlib, especialista na vida e obra da escritora, traz 656 págs. que mostram 800 imagens muitas delas inéditas.
Ganhei de um grande amigo, Correio Feminino, que reuni textos da escritora publicados em colunas e suplementos femininos da imprensa brasileira durante as décadas de 50 e 60. Sob pseudônimos ou como ghost writer, esta Clarice Lispector jornalista feminina revela ao leitor as inquietações, hábitos e tendências da mulher brasileira daquela época.
Vejam o que disse a autora:
"Se você trabalha fora, comanda ou dirige equipes, trata de assuntos comerciais com homens, interessa-se, por força da profissão, pela cotação do mercado, pela contabilidade mecanizada, enfim, se você é obrigada a deixar de lado as maneiras delicadas e muito femininas, muito cuidado! O grande perigo que a ameaça é a masculinização de seus gestos, de sua palestra, de seu pensamento."
Muito bom isso!

Nenhum comentário: