quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Luiz Zanin - Blog/Estadão

Palavra eterna é o título que abre o rico texto de Francisco Quinteiro Pires sobre os 400 anos de Padre Antonio Vieira, que você poderá ler na íntegra, no site do Estadão.
Sem internet neste carnaval, não pude conferir as dicas do substantivo plural. Acompanhei apenas as notícias pela televisão. Hoje de volta ao trabalho, e ávida por informação encontrei o link que me deu acesso ao texto de Francisco, através do site de Tácito Costa.
Segue um trechinho para você ficar curioso e se aprofundar um pouco mais nesta leitura que vale muito a pena.
“Segundo o professor Francisco Maciel Macedo, existem dois motivos para entender por que Vieira se tornou referência indelével. Primeiro, a engenhosidade do raciocínio - analógica, metafórica, e não lógica. Segundo, o estilo claro e simples, marcado pela oralidade, por repetições e circularidades concêntricas. Essa dupla de elementos, realizados à perfeição nos mais de 200 sermões, está a serviço de Vieira que decifra as charadas dos textos bíblicos (e da realidade terrena) para espanto dos ouvintes da época. E para surpresa dos leitores de hoje - seus escritos de quase quatro séculos podem ser mais reveladores da atualidade do que as notícias do jornal do dia. Antônio Vieira tem a palavra eterna, porque ela se localiza fora no tempo.”

Nenhum comentário: