sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A VIAGEM DE CHIHIRO


Aqui, entre alguns dos meus colegas publicitários, Chihiro, virou uma festa. Não é pra menos, o filme é uma “viagem”. Hayao Miyazaki é diretor, roteirista também animador, além de desenhar mangas (lê-se mangas, quadrinhos japoneses), muito prestigiado no Japão.
A Viagem de Chihiro ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2003, mas independente da premiação, o filme é realmente belo. Um conto que nos leva ao melhor do universo da fantasia, além da qualidade visual, que se distancia bastante da parafernália e outros tantos nada emocionantes efeitos especiais dos filmes hollywoodianos. Tudo no melhor estilo japonês que eu adoro!
A sinopse está longe de explicar toda magia da história e é mais ou menos assim:
Conta à história de uma garota, Chihiro, que vai com os pais a um estranho lugar. Lá eles são enfeitiçados e transformados em porcos, e Chihiro precisa trabalhar para a bruxa dona de lá enquanto acha uma maneira de salvar os pais e voltar para seu próprio mundo. O lugar é uma casa de banhos para deuses (sim, é isso mesmo), e lá Chiriro conhece Haku, um garoto que é aprendiz da bruxa, e que ajuda a menina a se acostumar com sua estranha nova realidade.
A viagem de Chihiro lembra-me quanto passei umas férias em Curitiba e assisti ao filme em uma noite bastante fria, debaixo de muitos cobertores. Boas lembranças. A história me deu uma sensação gostosa de paz e aconchego.
Uma ótima opção pra você que não curte carnaval. Aproveite!

Nenhum comentário: