domingo, 1 de julho de 2007

AS MULHERES SÃO FIÉIS!

Espere aí, não tem nada haver com romance não! Neste campo, as pesquisas revelam outra coisa. Mas em se tratando de beleza, as mulheres são fiéis às marcas que consomem.
Este é o resultado de uma pesquisa realizada em São Paulo, divulgada agora em junho, para descobrir o comportamento de compra das mulheres, na hora de escolher o produto de beleza. Que critérios elas elegem quando se vêem diante das inúmeras possibilidades disponíveis nas prateleiras?
A pesquisa revelou dados surpreendentes. Confira.

Pra publicitário ver!!

Trechos da reportagem.
Fonte: (Editora Globo)


78% das consumidoras entrevistadas afirmaram que sempre compram produtos da mesma marca. Esta lealdade ao produto escolhido é mais forte até do que os possíveis encantos das embalagens atraentes da concorrência: 81% das respondentes garantiram que não trocam seus produtos por outros que tenham embalagens com design mais elaborado.

"É importante considerar que a compra de produtos de beleza envolve a construção ou manutenção da imagem da consumidora, portanto, é uma decisão de alto envolvimento emocional, com grande nível de comprometimento", afirma o Professor Dr. Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA.

Em função da grande oferta de produtos de higiene e beleza - dirigidos às mais diversas necessidades -, o processo de escolha tornou-se muito mais complexo. Por isso, a investigação foi segmentada em três grupos "Busca de informações e a escolha de produtos de beleza", "Critérios para seleção do canal preferido" e "Aspectos complementares", que analisa fatores como compra por impulso e fidelidade à marca. Em relação à busca de informações, os resultados indicam que as consultoras de beleza se destacam como referência sobre os produtos. Entretanto, as brasileiras tendem a ser consumidoras mais independentes: a maioria das entrevistadas informou que poucas vezes ou nunca recorrem a outras pessoas para a escolha deste tipo de produto.

Ainda sobre a comunicação e a busca de informações, considerando que a amostra da pesquisa é caracterizada, na sua maioria, por mulheres com renda familiar até 8 salários mínimos, observa-se que há baixa penetração da Internet como canal de informações ou compras. "Este resultado reflete, provavelmente, o baixo índice de inclusão digital da população de baixa renda no país", pondera Felisoni. Por isso, o catálogo é a fonte de informações mais citada, seguido pelas ações de merchadising e pelas propagandas de televisão.

Já em relação aos locais preferidos de compras, os supermercados se destacam como local de aquisição de produtos como xampus e condicionadores. "A identificação da Internet e dos salões de beleza como canais de compra ainda é muito pequena, influenciada em grande parte pela característica da amostra pesquisada", afirma Felisoni.

Um comentário:

Marcus Vinícius Araújo Pereira disse...

Eu vi essa pesquisa, na globo passou uma reportagem sobre o assunto, em se tratando da beleza feminina elas parecem realmente não mecher no time vencedor. kkkk